Kubernetes - top 5 funcionalidades

O Kubernetes (K8s) é uma ferramenta incrível para gerenciamento e orquestração de containers.

Práticas obrigatórias para garantir uma boa performance com o K8s

Auto Scallng 
1 - O K8s consegue replicar os Pods baseado em consumo de CPU ou outras medidas previamente parametrizadas. Assim, sua aplicação escala automagicamente, garantindo os recursos necessários para o bom funcionamento da aplicação.

Service Discovery e Load Balancer
2 - No 
K8s, o Service Discovery expõe o container usando IP ou endereço. E caso ocorra um alto tráfego para um container, o Load Balancer distribui as requisições entre as réplicas, evitando a sobrecarga da aplicação.

Self-Healing
3 - O K8s consegue recuperar containers que falham, de forma automágica. Sempre que isso acontece, ele reinicia o container "doente" nos Pods, evitando que sua aplicação fique fora do ar.

Gerenciamento de Configurações
4 - 
 O K8s possui recursos para armazenar configurações e credenciais para usar como parametros nas aplicações. Dessa forma, você consegue implementar e atualizar essas configurações, sem precisar recriar imagens e sem expor informações confidenciais, geralmente senhas de acesso aos bancos de dados.

Rollout e Rollback
5 - Sempre que uma aplicação é alterada, o K8s faz a atualização para a nova versão progressivamente, garantindo zero downtime. Com isso, evita prejuízos em função da aplicação ficar fora do ar entre uma versão e outra, como nos casos de e-commerces, internet bankings, ou seja, aplicações de alta disponibilidade. 




fonte: Fabricio Veronez

Comments