C# Evolution

Exibição Dinâmica SP Designer

Vamos usar de exemplo um site de noticias.

Vamos criar uma pagina onde cada usuário possa selecionar uma categoria e por exemplo selecionar dentre as opções, esporte, política, economia, etc...

a. Crie na sua lista uma coluna onde os nomes das categorias serão armazenadas (neste post vamos criar uma a coluna chamada “Secao”, do tipo texto).

b. Crie uma página ASPX no SharePointDesigner e na ToolBox “Dados” arraste um controle Access Data Source para a página; selecione-a e entre em “Configure Data Source”.

c. Selecione o Database e clique em “Next”; na próxima tela, selecione a tabela (tbnoticias), o campo "Secao" e marque a opção “Return Unique Rows”, assim os nomes não se repetirão.

d. Clique em "Next" e em "Test Query"; nomes das seções deverão ser exibidos

e. Se estiver legal, clique em "Finish"

f. Arraste um “Drop down list” control e um “Button”, da ToolBox de Controles do .NET

g. Selecione o DropDownList Control e entre na opção “Choose Data Source” – selecione o "Access Data Source 1" (passo "c") e a coluna Secao

h. Clique em "OK" para confirmar e agora selecione o “Button”; e em "Behavior" verifique se está selecionada a opção “UseSubmit......”

i. Criar um segundo "Access Data Source" – responsável por exibir os dados da DropDownList selecionados, arraste um novo controle "Access Data Source" e entre na opção “Configure”. Selecione o Database e clique em "Next"

j. Na tela a seguir selecione a tabela e os dados que deseja exibir e entre em “Where” para restringir a consulta ao campo selecionado na DropDownList.

k. Clique em "Add"

l. Clique em "OK" para confirmar a operação e "Next"; na tela seguinte clique em “Test Query” e preenchendo a linha “Value” com o nome de uma seção

m. Se estiver legal, arraste um controle (Datagrid) e vincule-o à fonte de dados Access Data source 2 (passos "i" a "k")

n. Faça um teste: Neste teste, deverão ser exibidas as noticias relativas à seção selecionada.

Comments