CONCEITOS OOP

- ORIENTAÇÃO A OBJETOS          
SIGNIFICA ORGANIZAR O MUNDO REAL COMO UMA COLEÇÃO DE OBJETOS, QUE INCORPORAM ESTRUTURA DE DADOS E UM CONJUNTO DE OPERAÇÕES 
QUE MANIPULAM ESTES DADOS. 

- CLASSE          
É UM GABARITO PARA A DEFINIÇÃO DE OBJETOS. ATRAVÉS DA DEFINIÇÃO DE UMA CLASSE DESCREVE-SE QUE PROPRIEDADES (ATRIBUTOS) O 
OBJETO TERÁ.  EXEMPLO:  ESTRUTURA (ESTADO) COR / TAMNHO COM COMPORTAMENTOS: ORDENAR, RASGAR, DESBOTAR, LAVAR    

- OBJETO   
INSTÂNCIA DE UMA CLASSE. CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE QUE ENCAPSULA ESTADO E COMPORTAMENTO.  

- CLASSE     
DEFINE ATRIBUTOS E COMPORTAMENTOS.     

- ESTRUTURA OU ESTADO     
PODE VARIAR DURANTE O TEMPO; ATRIBUTOS DA CLASSE.     

- COMPORTAMENTO     
É A AÇÃO REALIZADA POR UM OBJETO QUANDO ENVIA UMA MENSAGEM OU RESPONDE A UMA MUDANÇA DE ESTADO (MÉTODOS).     

- CONSTRUTOR     
MÉTODOS COM ASSINATURAS. É UTILIZADO PARA INICIALIZAR UM OBJETO DURANTE SUA CRIAÇÃO.  

- CAMADAS  
TORNA OS SISTEMAS MAIS FLEXÍVEIS, PERMITINDO ALTERAÇÃO DE PARTES DE FORMA ISOLADA, INDEPENDENTE.     

- HERANÇA  
POR HERANÇA, UMA CLASSE, COPIA OU HERDA TODAS AS PROPRIEDADES, ATRIBUTOS E MÉTODOS DE OUTRA CLASSE.     

- ENCAPSULAMENTO  
ATO DE EMPACOTAR, AO MESMO TEMPO, DADOS E OBJETOS.    

- POLIMORFISMO   
PERMITE VÁRIOS COMPORTAMENTOS DO MESMO METÓDO (OVERRIDES).

Comments