Tuesday, October 15, 2013

CONCEITOS OOP

  : ORIENTAÇÃO A OBJETOS        
  SIGNIFICA ORGANIZAR O MUNDO REAL COMO UMA COLEÇÃO DE OBJETOS, QUE INCORPORAM ESTRUTURA DE DADOS E UM CONJUNTO DE OPERAÇÕES QUE MANIPULAM ESTES DADOS.  
  
  :  CLASSE        
  É UM GABARITO PARA A DEFINIÇÃO DE OBJETOS. ATRAVÉS DA DEFINIÇÃO DE UMA CLASSE DESCREVE-SE QUE PROPRIEDADES  (ATRIBUTOS) O OBJETO TERÁ.  

EXEMPLO:  ESTRUTURA (ESTADO) COR / TAMNHO COM COMPORTAMENTOS: ORDENAR, RASGAR, DESBOTAR, LAVAR
  
  : OBJETO 
  INSTÂNCIA DE UMA CLASSE. CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE QUE ENCAPSULA ESTADO E COMPORTAMENTO.

  : CLASSE   
  DEFINE ATRIBUTOS E COMPORTAMENTOS. 
  
  : ESTRUTURA OU ESTADO   
  PODE VARIAR DURANTE O TEMPO; ATRIBUTOS DA CLASSE. 
  
  : COMPORTAMENTO   
  É A AÇÃO REALIZADA POR UM OBJETO QUANDO ENVIA UMA MENSAGEM OU RESPONDE A UMA MUDANÇA DE ESTADO (MÉTODOS).
   
  : CONSTRUTOR   
  MÉTODOS COM ASSINATURAS. É UTILIZADO PARA INICIALIZAR UM OBJETO DURANTE SUA CRIAÇÃO.

  : CAMADAS
  TORNA OS SISTEMAS MAIS FLEXÍVEIS, PERMITINDO ALTERAÇÃO DE PARTES DE FORMA ISOLADA, INDEPENDENTE. 
  
  : HERANÇA
  POR HERANÇA, UMA CLASSE, COPIA OU HERDA TODAS AS PROPRIEDADES, ATRIBUTOS E MÉTODOS DE OUTRA CLASSE. 
  
  : ENCAPSULANENTO
  ATO DE EMPACOTAR, AO MESMO TEMPO, DADOS E OBJETOS.
  
  : POLIMORFISMO 
  PERMITE VÁRIOS COMPORTAMENTOS DO MESMO METÓDO (OVERRIDES).

No comments: