Tuesday, April 19, 2011

Dicas para chegar ao topo das pesquisas no Google

PageRank é um algoritmo usado pela Google para atribuir importância ás páginas e desta forma ordena-las quando exibe resultados na sua pesquisa e que foi desenvolvido em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, os fundadores da Google. O PageRank é medido em percentagem, isto quer dizer que um PageRank de 3 significa que essa página tem uma relevancia de 30 a 39% em relação a toda as outras páginas. Existem diversas tácticas para aumentar o PageRank. O Google actualiza o seu PageRank em períodos de 3 a 4 meses se não me engano. Portanto a otimização dos sites devem ser processos contínuos e dificilmente terão resultados imediatos no PageRank.

Muitos sites alegam que podem fazer você aparecer no topo dos buscadores (8 dicas), técnicas que custam tempo, dedicação e qualidade do conteúdo (além de não serem garantidas), provavelmente o que é feito é isso, uma campanha de links patrocinados. Enquanto você pagar pelos anúncios, o primeiro lugar no Google é garantido, pagando, você tem destaque.

Os links destacados são pagos. Quem paga mais por clique, aparece mais em cima. E mesmo pagando alto, os links são rotativos. No caso do Google, no Brasil, é cobrada uma taxa de R$ 20 para começar a anunciar (varia de país para país). Essa taxa serve para verificar que o editor está afim de anunciar algo sério, funcionando como uma taxa de inscrição. Sem pagar ela, não pode entrar na rede (esse valor é pago uma única vez, e não é retribuído nem creditado para anúncios). O depósito mínimo é de R$ 40, onde R$ 20 é a taxa de inscrição, e R$ 20 ficam como créditos para anunciar. Você pode pagar mais, claro.

Seguem as 8 dicas básicas para chegar ao topo das pesquisas no Google, sem pagar.
1- Escolher Keywords: De forma a alcançar bons resultados com keywords é necessário pensar
como se fosse-mos pesquisar sobre este assunto. Outro aspecto para ter em conta é tentar não ultrapassar os 65 caracteres no campo das keywords. Isto ajudará com que o bot do Google encare melhor as páginas.

2- Títulos apelativos e descritivos: Os títulos são cruciais para garantir bons resultados, convém que o titulo não seja muito grande senão o Google irá encurtá-lo, Um bom titulo descreve exatamente o que o artigo, página ou site têm para oferecer utilizando algumas palavras chave.

3- Meta Tags: Meta tags são valiosas. Os sites devem ter pelo menos 2 meta tags cruciais que são a description e as keywords. Isto definitivamente irá garantir melhores resultados do que se não as possuir.

4- Saber HTML: Uma série de aspectos a ter em conta e normas a seguir de forma a ter o artigo, página ou site bem estruturados.

5- Tamanho dos Artigos: Um bom artigo curto terá aproximadamente 200 a 250 caracteres ou poderá ser considerado irrelevante. Quando um utilizador faz uma pesquisa essa contagem é utilizada como factor de relevância do site. Um texto curto implica pouco uso de keywords. O uso excessivo de keywords sucessivas pode fazer com que o site seja considerado SPAM.
6- Não esperes resultados instantâneos: Isto leva tempo. Muito ou pouco irá depender de vários factores. Por vezes o Google indexa as minhas páginas em alguns segundos como por vezes leva dias. Chegar á primeira página do Google é difícil, existem milhões ou biliões de artigos indexados que é necessário ultrapassar.

7- Submeter a diretórios: Isto irá aumentar a visibilidade do site ou artigo e irá também contribuir para aumentar o número de backlinks existentes. Contudo é necessário ter
cuidado a submeter a diretórios. Um site que um dia tem 100 backlinks e no dia seguinte tem 10 000 é muito suspeito e pode vir a ser banido do Google o que de certeza irá representar uma enorme perda de visitas.

8-Não alterar constantemente o conteúdo: Por vezes pode demorar meses para que o artigo renovado seja atualizado nos "motores de busca" do Google e se alterares constantemente o conteúdo de um artigo poderá devolver resultados muito diferentes dos objetivos que pretendia.

Outro ponto imporante: Aconselho a usar o Google Webmaster Tools para verificar como o Google indexa um determinado site, isso ajuda a detectar diversos pontos importantes sobre um dado website.

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